A Receita Federal libera, a partir desta quarta-feira (8), a consulta ao primeiro lote de restituição do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2017. O dinheiro será depositado na conta dos contribuintes contemplados na sexta-feira da próxima semana (16 de junho).

O lote multiexercício de restituição do Imposto de Renda contempla também restituições dos exercícios de 2008 a 2016.



Continua após a publicidade....



Ao todo, 1,636 milhão de contribuintes irão receber o total de R$ 2,912 bilhões. Neste lote inicial. Este lote contempla os contribuintes com prioridade: mais de 1,527 milhão de idosos e 108.513 de pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, conforme prevê a o artigo 69-A da Lei nº 9.784, de 1999.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte poderá acessar a página da Receita na Internet, ou ligar para o Receitafone 146.

A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele, será possível consultar diretamente  nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Os próximos lotes de restituição do Imposto de Renda 2017 serão liberados nos dias 17 de julho, 15 de agostos, 15 de setembro, 16 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro. De acordo com o Fisco, tem prioridade no recebimento das restituições aqueles contribuintes que enviaram primeiro a declaração.

A Receita destaca que a restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la por meio da internet, mediante o Formulário Eletrônico — Pedido de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço Declaração IRPF.

Caso o valor não seja creditado na conta, o contribuinte poderá procurar pessoalmente qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (atendimento exclusivo para deficientes auditivos), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.

Categorias: noticias

Ivan Savi

Empresário Contábil

Professor Universitário

Apaixonado pelo que faz

%d blogueiros gostam disto: